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Pluralidade cultural: da literatura infanto-juvenil afro-brasileira às artes audiovisuais na escola
Protocolo do SIGProj:   304970.1681.310911.30042018
De:01/08/2018  à  01/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Roberto Zacarias de Almeida Junior
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROEC - Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários
Unidade de Origem
  DCEL - Divisão de Cultura, Esporte e Lazer
Resumo da Ação de Extensão
  Crianças negras, afro-brasileiras, principalmente as meninas, já passam desde muito cedo por processos de aproximação da cultura eurocêntrica. A manipulação do cabelo (o “feio”, “Bombril”, “duro”, “ruim”) que precisa ser “adequado” aos padrões eurocêntricos, é uma forte marca no cotidiano dessas meninas e representa o ideal de colonialidade, de estratégias de domínio de uma cultura sobre outras, no intuito de manter velhas estruturas de dominação sejam elas alicerçadas pelas representações de “verdades” ou “ modelos” de ser e de saber certificados por grupos sociais em detrimento de uma postura híbrida culturalmente. Na contramão dessa postura de inferiorização, no âmbito da identidade cultural, o presente projeto, em consonância com o Projeto de Cultura “ A Negritude que há em mim, em você, em todos nós”, em desenvolvimento na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, Dourados, MS pretende contribuir, enquanto ação afirmativa para o reconhecimento e valorização da cultura de matriz africana para a construção de nossa identidade afro-brasileira, a partir do contato com personagens e suas manifestações culturais na literatura infanto-juvenil. Assim, a partir do contato com algumas obras infanto-juvenis, de matriz africana, por via de leituras, jograis, exibição de curtas-metragens, análise de filmes e propagandas, de elaboração de fantoches e de curtas-metragens valorizar aspectos étnico-raciais significativos da cultura africana na constituição de nossa identidade afro-brasileira no tocante ao reconhecimento de nossa identidade plural: na forma de ser e de agir sobre o mundo, nos símbolos e valores, colaborando para um novo olhar sobre a África e nossa raiz afro-brasileira.
Palavras-chave
   literatura afro-brasileira, identidade cultural, linguagem cinematográfica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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