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Ensino de Matemática: sentidos e ressonâncias a respeito da BNCC
Protocolo do SIGProj:   304437.1639.241091.25062018
De:01/02/2018  à  30/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Janeisi de Lima Meira
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUAR - Campus de Arraias
Unidade de Origem
  MAT-Lic - MATEMÁTICA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  O ensino e a aprendizagem da Matemática são compreendidos como parte de um processo global na formação do aluno enquanto ser humano e social. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa busca analisar a partir da linguagem matemática como se processo seu ensino e aprendizagem. Para tanto, analisaremos o texto matemático, pois este é a manifestação da própria matemática, haja vista que extrapola o verbal permitindo a interação entre os estudantes, professor e conteúdos matemáticos, para este texto se constituir como tal, há a necessidade de que sejam obedecidas as estruturas de suas regras que se orientam por uma sintaxe, semântica e pragmática própria. Embora seja constituído em sua maioria por símbolos não possui oralidade carecendo da língua natural para dar sentido e ser comunicado. Suspeitamos que seja na aquisição e compreensão da linguagem, neste caso a matemática, que residem grande parte das dificuldades de sua aprendizagem. A Filosofia da Linguagem, com base nas ideias de Wittgenstein (1951) e Quine (1964), sustentará nossas análises. Nosso objetivo é verificar e analisar no processo de aprendizagem da matemática como os alunos realizam a apreensão, tradução e interpretação dessa linguagem para sua língua natural. Adotaremos uma abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-ação em que faremos intervenções nas escolas públicas no município de Arraias-To.
Palavras-chave
   Ensino e aprendizagem, linguagem matemática, BNCC
Público-Alvo
  Estudantes da educação básica.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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