«« Voltar
Jornalismo Audiovisual e Interatividade no TJUFRJ
Protocolo do SIGProj:   302593.1722.264166.30102018
De:07/01/2019  à  07/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  José Riccardo Bonavita
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
  O TJ UFRJ, o Telejornal Online da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é hoje referência nos campos do jornalismo audiovisual, da criação de narrativas interativas e da produção de conteúdo para mídias sociais. Esse projeto, que existe e já foi inscrito na extensão da UFRJ durante muitos anos sob coordenação da professora Kátia Agusta Maciel, propõe dar continuidade às atividades extensionistas por meio da criação, produção e divulgação de conteúdo jornalístico feito por alunos da UFRJ e por jovens atendidos pela ASBEPE. A partir de oficinas de treinamento, o projeto se propõe a divulgar o conhecimento jornalístico dos alunos da Universidade para crianças e adolescentes que frequentam a Associação. O objetivo é fazer deles, um grupo de pessoas majoritariamente periféricas, produtores de conteúdo telejornalístico de qualidade. Por isso, o projeto une estudantes, técnicos, professores da ECO, voluntários e atendidos da ASBEPE para criar coletivamente obras jornalísticas interativas. Atualmente, a produção audiovisual transmídia permite a articulação e construção de saberes em diversos níveis de aprofundamento e envolve diferentes grupos sociais. Esse tipo de produção audiovisual, ancorada na Internet, explora a transversalidade de linguagens e plataformas, sendo uma criação híbrida entre o jornalismo, o documentário e a mídia arte. As obras resultam de reuniões de pauta, processos de criação, produção, filmagem, edição e publicação com a consultoria de técnicos da ECO, a partir da reflexão crítica dos participantes sobre questões sociais locais, como a violência e a acessibilidade dentro e fora da universidade.
Palavras-chave
   Jornalismo, Interatividade, Transmídia, Telejornalismo, Webdocumentário
Público-Alvo
  Com os parceiros do projeto, a participação direta se dará por meio de visitas à Associação, trabalhos audiovisuais (webdocumentários) sobre o funcionamento da organização e oficinas jornalísticas com as crianças e adolescentes da Associação. Nosso objetivo é fazer desses jovens produtores de conteúdo jornalístico, instigando a vontade de aprender e divulgando o conhecimento prático-jornalístico que os integrantes-alunos do projeto têm. Nosso público-alvo é portanto os jovens atendidos na ASBEPE. Além disso, parte do público é também composto por discentes, docentes, técnicos e funcionários terceirizados da UFRJ, além de integrantes da sociedade civil que se beneficiam de ações promovidas na e pela universidade e, principalmente, das ações do TJ UFRJ. O projeto já foi contatado pela internet por estudantes e professores das seguintes instituições: UFSC, USP, UNESP, UNIRIO, UFMS, UFPE. A participação do público nas redes sociais se dará pela visualização das matérias nas mídias sociais com a consequente interação via comentários e likes nas páginas do Youtube e Facebook.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   José Riccardo Bonavita, jrbonavita77@gmail.com, (21) 982552498. Página TJ UFRJ no Youtube, e página TJ UFRJ no Facebook.
«« Voltar