«« Voltar
ADEQUAÇÃO E REGISTRO DE ESTABELECIMENTOS DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE BENTO GONÇALVES/RS
Protocolo do SIGProj:   301957.1585.85118.29032018
De:15/04/2018  à  10/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Lucia de Moraes Batista
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Com aumento do consumo e de estabelecimentos que oferecem produtos de origem animal e a garantia de segurança nos estabelecimentos e/ou alimentos in natura e seus derivados crescem juntamente. Com isso, executar normas e estar em adequações com as legislações passou a ser prioridade, o que já era a tempos ficou cada vez mais respeitoso e obrigatório aos proprietários desses estabelecimentos. Produtos de origem animal são os alimentos mais envolvidos em surtos de doenças, pela ingestão de produtos manipulados sem condições higiênicas e/ou sem capacidade de comercialização. Dessa forma, as melhorias e capacitações dos estabelecimentos são essenciais para um bom local, produtos aptos e de acordo com cada legislação específica. O manual de boas práticas serve para preparar e auxiliar comerciantes e proprietários a venderem, manipularem ou armazenarem seus produtos de forma adequada, higiênica e segura. As empresas, as quais são registradas no município de Bento Gonçalves são supervisionadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), representado pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), quer quando destinados ao consumo direto ou quando destinados a outros estabelecimentos que irão beneficiá-los. Portanto, este projeto tem como objetivo assessorar as empresas de produtos de origem animal, presentes no município de Bento Gonçalves, no registro de estabelecimentos, elaboração de rótulos e etiquetas e na elaboração do manual de boas práticas.
Palavras-chave
   Legislações, Manual de boas práticas, Rotulagem
Público-Alvo
  Estabelecimentos que buscam a legalização e/ou registro no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para processamento e comercialização de Produtos de Origem Animal.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar