«« Voltar
DIAGNÓSTICO ENDÓGENO EMPRESARIAL
Protocolo do SIGProj:   301317.1621.43551.27032018
De:04/05/2018  à  03/10/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia Maria Sonaglio
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Ponta Porã - Unidade Universitária de Ponta Porã
Unidade de Origem
  Economia - Coordenação do Curso de Economia
Resumo da Ação de Extensão
  No grupo empresarial de pequenas e médias empresa, geralmente, os conceitos teóricos não são devidamente observados e neste sentido propõe-se o acesso a informações vitais para a concorrência no mercado contemporâneo, altamente competitivo e globalizado. Neste trabalho o pilar do acesso ao conhecimento é a oportunidade do investidor ou empreendedor identificar os gargalos na gestão, através do diagnóstico das fraquezas e das fortalezas com o auxílio da assessoria e na execução do projeto onde comtempla 06 eixos estratégicos na perspectiva de atingir todos os setores da empresa como: 1.2.1 Administração estratégica: A estratégia operacional, a estrutura organizacional e os indicadores de desempenho desta área. 1.2.2 Administração de capital humano: As estratégias de recursos humanos, a administração de recursos humanos, Educação e Treinamento e indicadores de recursos humanos. 1.2.3 Finanças e custos: A administração Financeira, indicadores financeiros, administração dos custos e indicadores de custos. 1.2.4 Vendas e Marketing: Avaliação de Mercado, Política Mercadológica e análise de desempenho. 1.2.5 Comércio Exterior: Engenharia de exportação, Plano de exportação da empresa, programa do governo de auxílio à exportação e processo de exportação. 1.2.6 Produto e Manufatura: Desenvolvimento de produto, gestão da inovação, processo de manufatura, qualidade e indicadores, gestão ambiental, eficiência energética. No próximo passo, faz-se a estratificação, mensuração e análise dos resultados com a construção de relatório de feedback à empresa com as sugestões de melhoria ou implantação de processos no sentido de perenizar a organização no nicho mercadológico que atua.
Palavras-chave
   Gestão, administração, diagnóstico empresarial, gargalos na gestão, mercado
Público-Alvo
  Projetado para atender 20 empresas, em 120 horas por empresa, distribuídas ao longo de 18 meses considerando os processos e a metodologia envolvida.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Professora Cláudia Maria Sonaglio e Professor João Nilso da Rosa
«« Voltar