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Malungos de Zumbi e Dandara: Formação básica para a educação das relações étnico-raciais na escola municipal Olyntho Mancini em Três lagoas-MS - o currículo escolar e a etnomatemática
Protocolo do SIGProj:   299960.1668.262018.18032018
De:02/05/2018  à  29/10/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Gilmar Ribeiro Pereira
Instituição
  IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  UG - TL - Campus Três Lagoas
Unidade de Origem
  UO - Coeri TL
Resumo da Ação de Extensão
  Malungos de Zumbi e Dandara: formação básica para a educação das relações étnico-raciais na escola municipal Olyntho Mancini em Três Lagoas é um projeto de extensão resultante do projeto desenvolvido desde 2011 no campus Três Lagoas sob coordenação dos professores Guilherme Tommaselli e Gilmar Pereira. O projeto de pesquisa tem desenvolvido uma série de atividades sobre a temática do povo negro, logo o projeto de extensão 'Malungos de Zumbi e Dandara: formação básica para a educação das relações étnico-raciais na escola municipal Olyntho Mancini', desenvolvido durante os anos de 2016/2017. Diante do sucesso do trabalho constatado após a avaliação final do primeiro e segundo ano de projeto, estamos dando continuidade ao projeto na escola Olyntho Mancini no ano de 2018. No entanto, como a escola Olyntho Mancini atende a um público infantil (faixa etária cinco anos (5) aos dez anos (10) do ensino fundamental I), diferente do público do IFMS, a maior parte do projeto de formação básica será efetuado por meio do desenvolvimento mensal de atividades pedagógicas que ajudem a ressignificar a identidade negra. Tendo como focos o desenvolvimento de práticas pedagógicas, o currículo escolar e atividade da etnomatemática, mas que mantenha relação com a temática escolhida. Portanto, a proposta de trabalhar a etnomatemática e o currículo da cultura afro-brasileira e africana, é fortalecer as ações afirmativas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2005). E o IFMS pode contribuir para com essa tarefa.
Palavras-chave
   malungos, escola, currículo, identidade, negros
Público-Alvo
  Docentes - trinta e cinco (35) e Estudantes da Escola Municipal Olyntho Mancini - duzentos e sessenta (260)
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Facebook. com - https://pt-br.facebook.com/Malungosdezumbiedandara/
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