«« Voltar
Disseminação dos multiusos da Moringa oleifera nas comunidades urbanas e rurais
Protocolo do SIGProj:   299891.1621.112374.18032018
De:01/08/2018  à  31/07/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Leila Cristina Konradt Moraes
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Engenharia Ambiental - Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental
Resumo da Ação de Extensão
  Dentre os mais diversos usos da Moringa oleifera relatados na literatura, suas folhas possuem propriedades que podem auxiliar no desenvolvimento de plantas e suas sementes são utilizadas para tratamentos alternativos de água para fins potáveis. Assim, este projeto tem como finalidade a disseminação dos multiusos da Moringa oleifera nas comunidades urbanas e rurais da região de Dourados - MS. Para este fim serão realizadas palestras, oficinas e esclarecimentos em escolas, creches, assentamento rurais, aldeias indígenas ou associações de bairro visando atingir pessoas para as quais as informações irão contribuir para uma melhor qualidade de vida e preservação do ambiente. Serão montadas atividades específicas em função do público alvo a ser abordado. Experimentos também serão utilizados visando demonstrar com maior facilidade os mais variados usos da planta. A duração de cada atividade dependerá da idade, nível de escolaridade e disponibilidade do público alvo e do local. Em vários momentos poderá se optar por trabalhar com multiplicadores, principalmente nas creches, escolas, associações e aldeias. Será confeccionada uma cartilha para auxiliar durante as atividades. Após, haverá uma breve explanação de divulgação da UEMS e seus cursos de graduação. A coordenadora do projeto ficará responsável por agendar as visitas e os acadêmicos proporão as atividades a serem realizadas. Espera-se assim atingir o público alvo utilizando de metodologias de melhor aceitação em cada condição específica. Acredita-se que as atividades serão muito bem aceitas por trabalharem com produtos naturais que não trazem risco a saúde, baratos e que visam a melhor qualidade de vida populacional.
Palavras-chave
   Comunicação, Moringa oleifera, água potável, fertilizante, Meio Ambiente.
Público-Alvo
  Produtores rurais assentados, regulares ou irregulares, indígenas, crianças de creches que possuem horta, professores multiplicadores e população no geral, dependendo do tipo de ação.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Escolas, creches, assentamento rurais, aldeias indígenas, associações de bairro, eventos públicos em locais onde houver grupos de pessoas para as quais as informações irão contribuir para uma melhor qualidade de vida e preservação do ambiente.
«« Voltar