«« Voltar
Novas Tecnologias e Ensino de Ciências: colaboração para redução das desigualdades sociais, intelectuais e de gênero
Protocolo do SIGProj:   299334.1621.226374.16032018
De:02/05/2018  à  02/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Cecília Maria Pinto do Nascimento
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Física - Coordenação do Curso de Física
Resumo da Ação de Extensão
  As Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) têm grande importância em nossa vida, assim como as relações entre elas e a Educação. No ensino das ciências, muito se tem contribuído para refletir sobre possibilidades e limites das NTCI serem usadas em práticas pedagógicas como motivação para o estudo, desenvolvimento do pensamento lógico, ensino-aprendizagem, inclusão social e digital e redução das desigualdades, entre elas de gênero. Somado a isso, práticas educativas com o uso das NTCI podem contribuir para construção de espaços complexos de aprendizagem e desenvolvimento, ao favorecer a interdisciplinaridade. O trabalho com Robótica favorece a pesquisa, capacidade crítica, resolução de problemas, raciocínio lógico, contato com novas linguagens e favorece abordagens relacionadas ao contexto dos estudantes, adequadas a sua faixa etária e a seus diferentes níveis de conhecimento. Em Mato Grosso do Sul, que possui o menor índice de distribuição de equipamentos culturais do Brasil, e especificamente Dourados, algumas iniciativas têm sido cruciais para fortalecer e expandir práticas educativas com as NTCI. Contudo, a região ainda carece de práticas, projetos e pesquisas nessa temática. Assim, considerando esse cenário e com a intenção de intervir no mesmo propomos um projeto de extensão, em colaboração com a Escola SESI e a E.E. Floriano Viegas Machado, para consolidar grupos/espaços de formação sobre robótica – por meio de cursos e oficinas voltados para públicos específicos – com a finalidade de expandir o uso das NTCI no ensino de ciências e suas relações com outras áreas do conhecimento na região de Dourados-MS
Palavras-chave
   Novas tecnologias, Robótica, Ensino de Ciências, Inclusão digital, Redução das desigualdades
Público-Alvo
  Alunos e professores da rede básica de educação; Alunos e professores do ensino superior.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar