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Letramento crítico em Saúde: diálogos transdiciplinares entre linguagem, educação e saúde
Protocolo do SIGProj:   299272.1621.1745.05042018
De:15/08/2018  à  01/08/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Ruberval Franco Maciel
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Campo Grande - Unidade Universitária de Campo Grande
Unidade de Origem
  Letras/Inglês - Coordenação do Curso de Letras/Inglês
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta, a partir de uma perspetiva transdisciplinar, visa propor projetos de intervenção na área saúde com ênfase na interface entre linguagem e saúde. Mais especificamente, serão contemplados projetos temáticos que buscam contemplar ações que abordam de que maneira os sentidos acerca de temais como tabagismo, DST, sexualidade, saúde mental, entre outros, são produzidos e ressignificados por intermédio da linguagem multimodal na interação entre acadêmicos de medicina e usuários de unidades básicas da saúde. A fundamentação teórica de forma inter/transdiciplinar se pautará nos estudos sobre multiletramentos e letramentos críticos em diálogo com a área da linguística aplicada, educação e saúde. Para tanto, participam dessa ação, linguistas aplicados, médicos, enfermeiros da UEMS, bem como acadêmicos das turmas do segundo, terceiro e quarto ano do curso de medicina. Busca-se, com esse, voltar ações acerca do cuidado com a saúde da comunidade externa atendida nas UBSF, bem como expandir os estudos emergentes na área da linguagem, mais especificamente, sobre letramentos, multiletramentos e letramentos críticos, ressigficados para letramento crítico da saúde.
Palavras-chave
   letramento crítico da saúde, multimodalidade, percepção, linguagem e saúde, construção de sentidosm
Público-Alvo
  Usuários de programs de educação em saúde de UBSF. Alunos e professores da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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