«« Voltar
GT Voluntários - Formação permanente em aulas de Português para estrangeiros, imigrantes e refugiados africanos e caribenhos.
Protocolo do SIGProj:   298007.1585.56004.04032018
De:02/04/2018  à  10/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jaqueline Rosa da Cunha
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O GT Voluntários - Formação permanente em aulas de Português para estrangeiros, imigrantes e refugiados africanos e caribenhos recebeu esse nome por dois motivos: é um grupo de profissionais voluntários; e também, porque o IFRS Campus Porto Alegre situa-se na esquina das ruas Coronel Vicente e Voluntários da Pátria. Em toda a extensão desta última, é onde se encontra o maior número de imigrantes e refugiados afro-caribenhos que vivem em cortiços e trabalham ao ar livre diariamente. O GT Voluntários teve início, ainda que sem nome e sem uma organização, em agosto de 2017, pela necessidade de os voluntários que atuam no curso 'Português para Estrangeiros: Língua, Cultura e Sociedade' sentiram em estudar, pesquisar, trocar informações entre si e com voluntários de outros cursos semelhantes, bem como com os representantes das comunidades Senegalesas e Haitianas. Ao concluir o curso no ano de 2017, a equipe reuniu-se e decidiu normatizar o GT Voluntários como um suporte permanente para os membros que atuam no curso de estudo e trocas de saberes a respeito do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para os Imigrantes e Refugiados; e também, como um espaço de trocas, busca e sistematização de informações a respeito das diversas demandas que o público-alvo do curso leva aos voluntários. Nesse sentido o projeto do GT atuará como uma referência de auxílio aos imigrantes e refugiados afro-caribenhos que buscam o Campus Porto Alegre do IFRS em busca de ajuda para aprender a língua Portuguesa e voltar a estudar, ingressando nos cursos da instituição.
Palavras-chave
   Língua, Cultura, Direitos Humanos, Estrangeiros, Afro-caribenhos
Público-Alvo
  Professores de todas as redes de ensino, estudantes, voluntários, comunidade interna e externa que tenha interesse em colaborar com o GT Voluntários, a fim de auxiliar os imigrantes e refugiados africanos e caribenhos na inclusão social e compreensão da Língua Portuguesa.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O PROPEL é responsável pela divulgação produzindo e afixando cartazes e no seu blog: http://propel-ifrs-poa.blogspot.com.br/
«« Voltar