«« Voltar
Oficinas de Roteiro de Audiovisual
Protocolo do SIGProj:   297219.1585.73898.03032018
De:01/05/2018  à  01/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Romir de Oliveira Rodrigues
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Canoas - Câmpus Canoas - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto Oficinas de Roteiro Audiovisual está vinculado ao Programa Oficinas Permanentes de Cultura, que se encontra em seu terceiro ano de funcionamento, após cinco anos como projeto. Contando com a experiência de duas edições, 2013 a 2014, as Oficinas de Roteiro Audiovisual retornam visando oportunizar o desenvolvimento de competências cognitivas e psicossociais, promovendo a criatividade e a autoestima dos participantes com reflexo nas dimensões acadêmica, profissional e pessoal. O contato com a linguagem cinematográfica e o domínio dessa forma de expressão torna-se importante instrumento em uma sociedade audiovisual como a nossa. Portanto, tal como a palavra escrita, a imagem precisa ser decifrada e compreendida, para dela melhor se retirar toda a mensagem, para melhor usufruirmos seu prazer e para melhor nos precavermos contra suas ciladas. Transpor a experiência audiovisual para o meio educativo, um importante vetor do projeto, demanda o trabalho com temas como a leitura de imagens, a articulação entre imagem e som e os elementos ideológicos e de mercado que envolvem esta forma de produção cultural. Para isto estão prevista a realização de oficinas e minicursos sobre o processo de elaboração de roteiros, a promoção de sessões de cinema comentadas, todas abertas a participação da comunidade. Essas iniciativas abrem um mosaico de possibilidades quando de atuação do Projeto no tripé ensino-pesquisa-extensão e retomam uma iniciativa importante para contribuir na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do município.
Palavras-chave
   Audiovisual, cinema, cultura, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  Das Oficinas de Roteiro Auidiovisual: estudantes do Campus regularmente matriculados, estudantes, prioritariamente do 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais, preferencialmente as localizadas próximas ao Campus, e comunidade em geral. Do minicurso - docentes e discentes da rede municipal. Das sessões comentadas - estudantes do campus e comunidade em geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   eletrônico: http://oficinasdecultura.canoas.ifrs.edu.br/ romir.rodrigues@canoas.ifrs.edu.br adriano.amarante@canoas.ifrs.edu.br Telefone: (51) 3415-8200
«« Voltar