«« Voltar
Clínica de defesa sanitária vegetal e a identificação de espécies de insetos pragas que ocorrem na região Norte do RS
Protocolo do SIGProj:   297069.1585.275425.01032018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Márcia Aparecida Smaniotto
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Tem-se conhecimento hoje de que as culturas agrícolas de maior importância na região sul do Brasil são principalmente a soja (Glycine max (L) Merrill), o milho (Zea mays) e o trigo (Triticum sp.). Estas são as principais movimentadoras do mercado de grãos, tanto para comercialização de sementes, quanto para a indústria alimentícia e de rações animais. Para a maior parte dos agricultores da região de Sertão - RS elas representam a principal fonte de renda e sobrevivência das suas famílias. Sendo assim poder proporcionar conhecimento sobre as principais pragas que causam prejuízos a estas culturas é de suma importância. O laboratório de Entomologia do Campus irá atuar como uma clínica de defesa sanitária vegetal, proporcionando aos agricultores da região que tragam amostras de plantas/solo com espécies de insetos para que possamos auxiliá-los na correta identificação e manejo. Desta forma os agricultores poderão realizar o manejo de pragas de maneira mais específica evitando o desequilíbrio do ecossistema local e também acarretando menor custo de produção.
Palavras-chave
   identificação, insetos-praga, culturas anuais, defesa sanitária vegetal
Público-Alvo
  O trabalho será realizado no laboratório de Entomologia do IFRS Campus Sertão e palestras com agricultores da região. O público alvo são agricultores que trabalham com culturas anuais e que têm problemas com espécies de insetos-pragas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O aluno a ser selecionado como bolsista juntamente com o professor coordenador são os contatos principais para a divulgação do projeto.
«« Voltar