«« Voltar
Programa de educação em diabetes para a promoção do autocuidado
Protocolo do SIGProj:   297014.1636.87234.24042018
De:01/05/2018  à  31/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Anna Karla de Oliveira Tito Borba
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Enfermagem - Enfermagem (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  Serão desenvolvidos grupos operativos de educação em saúde apoiados na metodologia problematizadora de Paulo Freire para indivíduos com diabetes tipo 2 e com descontrole glicêmico assistidos no ambulatório de referência de Hospital Público, na cidade do Recife, Pernambuco. Tem como objetivo promover o autocuidado em diabetes por meio da ampliação do conhecimento sobre a doença e tratamento, incentivar a adoção de medidas de autocuidado e promover a inserção do aluno de graduação na ação extensionista. Os grupos serão compostos por uma média de 12 a 15 indivíduos com diabetes que participarão de atividades quinzenais com duração de 4 horas, por três meses consecutivos e incluirão temáticas e dispositivos educacionais a partir das necessidades identificadas nos grupos em relação a situações de enfrentamento da doença e procedimentos a serem adotados visando à promoção do autocuidado em diabetes. Estarão envolvidos nessas atividades o professor coordenador, docentes do departamento de enfermagem e nutrição, alunos de graduação (enfermagem e nutrição) e equipe multiprofissional atuante no ambulatório de Diabetes do serviço. Além dos grupos, haverão encontros semanais entre a equipe integrante do Programa para a realização de estudos sobre o tema e organização dos encontros. Espera-se ao final de cada grupo que os participantes desenvolvam a capacidade de conviver melhor com a doença com vistas à promoção do autocuidado. Os dados colhidos nos encontros serão utilizados em publicações científicas no formato de relato de experiência.
Palavras-chave
   Programa, Diabetes Mellitus, Educação em Saúde, Grupos Operativos, Círculos de Cultura
Público-Alvo
  Indivíduos com diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo 2 e níveis de HbA1c ≥ 8% identificados em prontuário de saúde e atendidos no ambulatório de Diabetes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Será realizado contato, por meio da consulta médica e/ou de enfermagem realizada no Ambulatório e Diabetes, ao indivíduo com diabetes tipo 2 e hemoglobina glicada ≥ 8% para divulgação do Programa Educativo e convite à participação na ação proposta.
«« Voltar