«« Voltar
Divulgando a Profissão do Zootecnista e o Curso de Zootecnia do IFRS - Campus Sertão
Protocolo do SIGProj:   296361.1585.198553.28022018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rosangela Poletto Cattani
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Dentre os cursos de nível superior do IFRS-Campus Sertão, o curso de Bacharelado em Zootecnia é o segundo mais procurado. No entanto, pela relevância regional de profissionais atuantes na produção animal, a demanda pelo curso ainda pode ser melhorada. Com um número maior de candidatos por vaga, pode-se ter uma melhor seleção dos ingressos (por exemplo, cursar Zootecnia pois não pode ingressar em Medicina Veterinária) e, como consequência, maior permanência no curso, com menor taxa de evasão escolar. A necessidade da divulgação dos cursos na região é um consenso comum do Colegiado dos Coordenadores de Curso do Campus, e iniciativas via projetos de extensão e da comunidade escolar (ex. oficinas de profissões) são críticas para este fim. Apesar de o Curso de Zootecnia já ter formado quatro turmas, ainda existem questionamentos ou desconhecimento por parte da comunidade regional sobre a profissão do Zootecnista e o curso do IFRS - Campus Sertão. Este Projeto de Extensão tem por objetivo manter a divulgação da profissão do Zootecnista e do curso de Zootecnia aos alunos concluintes do Ensino Médio no ano de 2018 na região de abrangência do IFRS - Campus Sertão. Para seu desenvolvimento, além do bolsista de extensão, o protejo contará com o apoio e participação do Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai - CAZAU, na elaboração de material de divulgação, realização de oficinas e, visitas aos terceiristas na área de abrangência do projeto. Um questionário será aplicado para avaliação do perfil dos ingressos e egressos no curso de Zootecnia.
Palavras-chave
   Zootecnia, ensino, profissão
Público-Alvo
  Alunos concluíntes do Ensino Médio no ano de 2018 das escolas da região e do próprio campus, possíveis candidatos ao curso de Zootecnia do IFRS - Câmpus Sertão. Alunos ingressos e egressos do Curso de Zootecnia do IFRS - Campus Sertão.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Redes sociais, eventos técnico-científicos regionais, eventos institucionais, contatos com meios de comunicação regionais e realizados junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da região de abrangência do projeto. Uso do Facebook. Google Docs. - Ferramentas gratuitas.
«« Voltar