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Introdutório de Fenomenologia para a Formação de Professores
Protocolo do SIGProj:   295896.1639.46584.05032018
De:05/03/2018  à  20/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jamur Andre Venturin
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  MAT-Lic - CIÊNCIAS MATEMÁTICAS (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto se propõe a apresentar a Fenomenologia aos professores em atuação e em formação inicial das licenciaturas no geral (matemática, história, geografia, biologia etc), proporcionando compreensões da filosofia fenomenológica de Edmund Husserl para a formação docente. Segundo Ales Bello (2006), a Fenomenologia pode ser entendida como “reflexão sobre o que se mostra”; consequentemente, a entendemos como uma visão de mundo levando em conta as experiências pessoais e intersubjetivas ao estar no mundo com o outro (ser humano, natureza em geral). Edmund Husserl, fundou a escola filosófica fenomenológica e, em sua época, fez duras críticas ao positivismo (e ao psicologismo), questionando o modo pelo qual apresentavam e descreviam os fenômenos experienciais entendendo-os apenas como verdade se fossem assegurados pela ciência. Neste caso, a verdade seria dada, interpretada e legitimada pela ciência de acordo com o método experimental (ALES BELLO, 2006). Contrapondo ao positivismo, Husserl apresenta um modo para dizer das coisas mundanas do ponto de vista das vivências experienciadas. Assim, o que é apresentado como fato, dado, assegurado pela ciência, ganha outro sentido e significado quanto colocado em questão (não deixando de lado o que está colocado como verdade pela ciência). Portanto, a proposta é a realização de um curso introdutório à Fenomenologia, apresentando-a para professores e comunidade acadêmica, mostrando as possibilidades do diálogo com essa visão de mundo e com a formação de professores, para que os mesmos possam se valer da postura fenomenológica em sua prática pedagógica ao estarem na sala de aula.
Palavras-chave
   fenomenologia, formação inicial e continuada de professores, prática pedagógica, sala de aula.
Público-Alvo
  professores da escola básica e alunos da UFT que estejam cursando pelo menos o terceiro período. Observamos que: em caso do não preenchimento de vaga com a comunidade externa à UFT, as vagas serão remanejadas para os alunos da UFT.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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