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Criação e implementação do Laboratório de Educação Matemática no Campus Restinga
Protocolo do SIGProj:   295894.1585.130941.28022018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Diana Vega Marona
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Restinga - Câmpus Restinga - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
   Em rede nacional vem aumentando a discussão sobre as falhas de ensino-aprendizagem em matemática.Todos os anos, a criação de novas provas, gincanas e olimpíadas vêm sendo divulgadas a pleno vapor. Ao se procurar a origem e justificativas destas atividades todas são unânimes: “a melhoria na qualidade do ensino de matemática”. Para os estudiosos da área, o Laboratório de Educação Matemática (LEM) tem papel fundamental para que esta melhoria ocorra. Segundo Rêgo, 2006, o papel do LEM é contribuir para melhoria do ensino, “promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão” (RÊGO; RÊGO, 2006, p.41). Este projeto visa a criação e implementação do laboratório no IFRS, campus Restinga, tendo em vista que o espaço destinado para este fim, foi entregue no inicio das atividades docentes do ano corrente. Com a existência deste espaço, alcançaremos a tão sonhada indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas diferentes atividades de matemática do nosso campus. Pretendemos ofertar inúmeras oficinas, oriundas e sugeridas por docentes, técnicos e alunos. A utilização de materiais manipulativos e softwares específicos traz uma grande melhoria na qualidade do ensino de matemática. Será também possível utilizarmos junto a comunidade externa, para isto planejamos nos unir ao projeto “IF NOS ESPERA (registrado sob o Sigproj nº272364.1344.176353.20052017)”, que prepara para nosso processo seletivo os alunos das escolas municipais e estaduais do entorno. Com este espaço implementado, tornaremos as oficinas de preparação para OBMEP (Olímpiadas Brasileiras de Matemática), antes ministrada via ensino por atingir somente nossos estudantes, aberta aos demais estudantes da comunidade.
Palavras-chave
   laboratório, matemática
Público-Alvo
  Nossos acadêmicos do ensino médio integrado (cerca de 340 atualmente) e proeja (cerca de 120). Alunos oriundos das escolas municipais e estaduais do entorno (sem estimativa numérica).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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