«« Voltar
Ciranda no Parque
Protocolo do SIGProj:   295552.1585.222413.25022018
De:01/05/2018  à  01/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Denirio Itamar Lopes Marques
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Viamão - Câmpus Viamão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Ciranda no Parque discorre sobre a possibilidade de desenvolvimento da Educação Ambiental a partir da literatura infantil. A estratégia utilizada será a da proposta de leitura de diferentes livros da literatura infantil, sendo de livre escolha dos alunos participantes, o que após esta leitura será ofertado espaços ludicamente preparados para as discussões acerca das questões ambientais, correlacionando com suas leituras. Para isso, em parceria com o Parque Natural Municipal Sant'Hilaire será organizada oa sala de visitantes do Centro de Visitantes e Vivências Ambientais dodo Parques para melhor organização do trabalho. Após esta etapa os participantes irão fazer registros, através de desenhos de suas representações sociais, através da teoria de origem moscoviciana e percepções sociais, através da teoria de Tuan. Acreditamos que, desta forma, as crianças apreendam conceitos básicos para uma melhor compreensão e atuação no meio ambiente, ao mesmo tempo em que participam de uma atividade lúdica, onde também se desenvolve o gosto pela leitura e a habilidade leitora e de interpretação de texto. Busca-se com esta atividades objetivos como a de auxiliar a construção de agentes multiplicadores para a educação ambiental e construção de desejos para a leitura em amigos e familiares e explanando as atitudes ambientalmente corretas para todos em seu entorno, ainda disseminando as percepções do PNMSH.
Palavras-chave
   Ensino, educação ambiental, metodologia, aprendizagem.
Público-Alvo
  Alunos dos anos iniciais, do primeiro ciclo das escolas municipais de Viamão/RS
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   denirio.marques@viamao.ifrs.edu.br
«« Voltar