«« Voltar
Design moda: framework para implementação de estratégias de inovação pelo Design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário
Protocolo do SIGProj:   295416.1645.115750.26022018
De:26/02/2018  à  30/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Keila Marina Nicchelle
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Diante da natureza complexa da atividade de Design, a presente pesquisa aborda o processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário, propondo a reflexão da teoria e da prática em Design de Moda, valendo-se da abordagem teórico-metodológica de Design Estratégico. O tema proposto justificou-se pelas constantes transformações ocorridas na indústria da moda, que tem, hoje, uma nova realidade a desafiá-la, sobretudo no que se refere ao planejamento de estratégias projetuais para lidar com a complexidade do projeto, a fim de inovar suas ofertas e se tornar mais competitiva num cenário altamente complexo. Diante disso, a pesquisa foi desenvolvida em três fases sistêmicas, as quais tiveram como objetivo: a) Epistemologia do Projeto: construir a plataforma científica da pesquisa; b) Praxiologia do Projeto: identificar as práxis de Design adotadas em empresas de confecção do vestuário vinculadas ao APL Polovest; e c) Pedagogia do Projeto: implementar estratégias de inovação no processo de desenvolvimento de produtos de moda em três empresas de confecção do vestuário vinculadas ao APL Polovest. Os resultados obtidos nestas fases da pesquisa possibilitaram o desenvolvimento de um framework para orientar a implementação de estratégias de inovação pelo Design, com abordagem de Design Estratégico, no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário. Portanto, o estudo propõe o desenvolvimento de uma nova cultura de projeto nestas empresas por meio da construção de novas competências organizacionais e capacidades projetuais, o que implica num processo contínuo de construção de conhecimento.
Palavras-chave
   Complexidade, Design Estratégico, Design de Moda, Inovação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar