«« Voltar
Programa de Equoterapia - A Inclusão social no IFRS Campus Sertão
Protocolo do SIGProj:   295341.1585.62474.27022018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Antonio de Oliveira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como um auxiliar para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com algum grau de deficiência e/ou com necessidades especiais, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, da educação e da equitação. Essa atividade mobiliza o corpo inteiro e desenvolve a força, o tônus muscular, a flexibilidade, o relaxamento, a consciência do próprio corpo e o aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o animal e com os profissionais envolvidos favorece a construção de novas formas de socialização, de autoconfiança e de autoestima. O Programa está vinculado ao NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - do Campus Sertão, visando a sensibilização da comunidades escolar e a aproximação da comunidade escolar com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE - dos municípios circunvizinhos da Região do Alto Uruguai. Dessa forma o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS - Campus Sertão disponibiliza a infraestrutura (espaço físico e animais) e o apoio para o desenvolvimentos das atividades (por meio dos discentes bolsistas e voluntários) de Equoterapia para que praticantes de diversos municípios possam usufruir dos benefícios das atividades de forma gratuita. As ações possibilitam a todos os envolvidos (alunos/praticantes/voluntários) experiências importantes para o desenvolvimento da socialização humana, contribuindo com a inclusão social por meio da vivência direta (considerando as limitações e as dificuldades), favorecendo a efetivação da extensão pela interação do IFRS com a comunidade externa.
Palavras-chave
   EQUOTERAPIA, CAMPUS, SERTAO, GRUPOS VULNERÁVEIS
Público-Alvo
  O programa de Equoterapia atenderá as APAEs dos municípios de Sertão, Getúlio Vargas (Assistência Social e APAE), Vila Lângaro, Água Santa e Coxilha. Por meio dos convênios firmados, dar-se-á continuidade ao atendimento de aproximadamente 120 praticantes de equoterapia por semana.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O Contato das Atividades de Equoterapia, será diretamente no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, no IFRS, Campus Sertão, diretamente com o Coordenador do Programa, professor Marcos Antonio de Oliveira, conforme Portaria específica para tal.
«« Voltar