«« Voltar
O MOVIMENTO RESPONSIVO E O ARRANJO TÓPICO EM SALA DE AULA
Protocolo do SIGProj:   295096.1645.209184.23022018
De:23/02/2018  à  30/03/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Karina de Almeida Rigo
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa tem por tema o movimento responsivo marcado no discurso falado em sala de aula. A partir do exame desse movimento em um cenário singular e naturalístico, à luz dos preceitos da Análise da Conversação e da influência da teoria do Círculo de Bakhtin, o olhar se volta à interação entre professora e alunos. Dois eixos teóricos, portanto, fundamentam esta investigação: aspectos do pensamento do Círculo – Bakhtin (1920/2012, 1921/2014) – vinculam-se aos estudos do exame do texto falado provenientes da vertente linguística da Análise da Conversação representada pelas referências internacionais de Kerbrat-Orecchioni (2006) e Goffman (2012, 2014); e pelas referências nacionais de Marcuschi (1986) e Jubran (2015). O objetivo central desta pesquisa constitui-se em analisar as projeções do movimento responsivo do aluno em relação ao discurso do professor no texto falado em de sala de aula com vistas a apontar de que forma essa responsividade se configura e, consequentemente, influencia a interação no espaço escolar. Para tanto, esta investigação configura-se como bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa; e, em razão do propósito da imersão em sala de aula, o procedimento de pesquisa de campo está intimamente imbricado a uma das influências da Análise da Conversação: a Etnometodologia. Como caminhos de análise, adotaram-se dois contornos fundamentais e complementares entre si: i) o quadro geral de domínio autêntico da interação e a sua organização tópica discursiva; e ii) segmentos conversacionais transcritos priorizados em função da demonstração do movimento responsivo por meio das projeções discursivas no evento observado.
Palavras-chave
   Discurso falado em sala de aula, Tópico discursivo, Responsividade, Situação concreta de comunicação.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar