«« Voltar
Jardim sensorial: (re)-conectando os sentidos
Protocolo do SIGProj:   294831.1585.68347.28022018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Simone Caterina Kapusta
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Os jardins sensoriais fornecem um recurso valioso para diversos usos, desde a educação até a recreação. Nesses ambientes, que se desenvolveram a partir da necessidade de inclusão de pessoas com deficiência física, os componentes são escolhidos para despertar os sentidos, de forma a proporcionar uma estimulação sensorial. Atualmente, encontra-se em implantação um Jardim Sensorial no IFRS, Campus Porto Alegre, que será aberto à visitação pública. O presente projeto visa contribuir para a sensibilização do público alvo, nas temáticas inclusão e meio ambiente, através da disponibilização de um espaço voltado ao desenvolvimento de estímulos sensoriais. O público alvo envolve os(as) alunos(as) da rede pública de ensino, comunidade interna da Instituição e comunidade externa. Através do contato com a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) e/ou alunos(as) com deficiência da Instituição, pretende-se analisar e efetuar as adequações necessárias no espaço destinado ao Jardim Sensorial, propiciando que as atividades de estímulo sensoriais sejam efetuadas com autonomia. Ainda, pretende-se levantar as demandas relacionadas à temática ambiental, junto a escolas da rede pública, e que poderiam ser trabalhadas, quando nas visitas dos(as) alunos(as) ao Jardim Sensorial. Espera-se que o jardim funcione como ferramenta e como espaço de inclusão de pessoa com deficiência física e/ou visual e como espaço não formal de educação ambiental.
Palavras-chave
   ferramenta de Inclusão, pessoas com deficiência, sensibilização ambiental, educação ambiental, espaço não formal de educação
Público-Alvo
  O público alvo compreende estudantes da rede pública de ensino municipal, estadual e federal de Porto Alegre, bem como a comunidade do entorno e do próprio Campus.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato para divulgação poderá ser efetuado por meio do e-mail da coordenadora do projeto e dos responsáveis pelas atividades.
«« Voltar