«« Voltar
Projeto de Capacitação sobre Elaboração Artesanal de Produtos de Panificação aos Produtores da Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai/RS.
Protocolo do SIGProj:   294738.1585.73030.27022018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Valeria Borszcz
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A produção de alimentos, oriundos da agricultura familiar, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos devido principalmente à busca de alimentos diferenciados pelos consumidores e aos programas de incentivo estabelecidos pelos governos municipais, estaduais e federal. Adquirir conhecimentos continuamente com a capacitação profissional possibilita ao produtor rural a busca pela satisfação e conquista de novos clientes, além de produzir alimentos seguros e de ótima qualidade. Para atender este mercado, o pequeno produtor passa por muitos desafios, visto que na sua maioria possui pouca ou nenhuma informação técnica sobre a produção de alimentos. Portanto, este projeto tem por objetivo buscar parcerias com empresas de alimentos que tenham interesse em ministrar gratuitamente cursos práticos de curta duração na área da panificação. Os cursos serão ofertados para produtores da agricultura familiar pertencente a região do Alto Uruguai, visando a diversificação e melhoraria da qualidade dos seus produtos. Para tanto, há necessidade de verificar as demandas específicas dos produtores rurais da área de panificação, bem como, buscar parcerias com empresas privadas que disponibilizarão seu capital humano para ministrar os cursos e também doações de alimentos necessários para realização das atividades práticas. O(a) bolsista selecionado(a) colaborará na organização, promoção e divulgação das ações que serão desenvolvidas durante a vigência deste projeto. Pretende-se ofertar pelo menos 5 cursos práticos gratuitos que serão realizados na Usina-piloto de Panificação do IFRS/Campus Erechim, seguindo as normas de segurança alimentar. Cada curso contemplará a quantidade máxima de 15 integrantes, com duração mínima de três horas.
Palavras-chave
   Produção de alimentos, Agricultura familiar, Cursos de capacitação.
Público-Alvo
  Docente, técnico em alimentos, discente bolsista, produtores e/ou manipuladores de alimentos da agricultura familiar, gestores de entidades (cooperativas, secretarias...), profissionais que ministrarão os cursos práticos e/ou teóricos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar