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PROGRAMA LiFE (Learning is Fun): Aplicações de Gameficação
Protocolo do SIGProj:   294120.1585.68101.28022018
De:02/05/2018  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Miguel da Guia Albuquerque
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Rio Grande - Câmpus Rio Grande - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta aborda a dimensão do desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), e especificamente aborda a temática das estratégias de melhoria do ensino-aprendizado. O objetivo principal é a aplicação de metodologias ativas de ensino no desenvolvimento de jogos que abordem temas de relevância para os estudantes da Rede Federal e da comunidade. O uso das competências estimuladas pela disciplina da Geografia e de outras ciências, sobrepujando a noção de subordinação de saberes e conteúdos, e estimulando o papel central do estudante na produção do conhecimento através dos jogos serão abordadas, na buscando de formas solidárias e colaborativas. Ao utilizar os jogos como estratégia de ensino o ambiente escolar e sua comunidade se imbuem de uma significação de “não-seriedade” que acreditamos inclinar o peso das balanças permanência-evasão, e êxito-retenção para o lado por nós desejado. Os jogos de tabuleiro conhecidos como “modernos” diferem em algumas características muito importantes dos produtos hoje existentes no mercado de brinquedos brasileiro. Entre estas podemos citar uma redução do fator sorte para determinar o vencedor da partida, temas mais definidos e complexos, um tempo definido para a duração da partida (até um máximo de 2 horas), diferentes caminhos que possibilitam a vitória, valorizando habilidades e competências particulares dos jogadores entre outros. A experimentação desses novos modelos de jogo e em seguida com a iniciativa da criação de jogos se torna fundamental para estimular habilidades como o trabalho em equipe, a mediação, a resolução de conflitos e a autonomia.
Palavras-chave
   Gameficação, Aprndizado baseado em problema, metodologias ativas
Público-Alvo
  Estudantes da Rede Federal de Educação Tecnológica e escolas da cidade do Rio Grande
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   miguel.albuquerque@riogrande.ifrs.edu.br
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