«« Voltar
PROJETO MAIS ATIVO: ACOMPANHAMENTO DA APTIDÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE TOCANTINÓPOLIS (TO)
Protocolo do SIGProj:   293792.1639.167443.14022018
De:10/03/2018  à  10/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Joana Marcela Sales de Lucena
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUT - Campus de Tocantinópolis
Unidade de Origem
  Ed. Fis. - Licenciatura em Educação Física
Resumo da Ação de Extensão
  Adolescência é uma fase do desenvolvimento em que ocorrem mudanças fisiológicas, psicológicas e cognitivas, a avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde permite a identificação de crianças e adolescentes com diversas necessidades, sejam elas físicas, psicológicas ou sociais. A qualidade de vida relacionada à saúde dos adolescentes pode variar de acordo com as condições econômicas e culturais de cada família ou país, hábitos alimentares, sentimentos de tristeza ou alegria, suporte social, aumento ou diminuição do peso alterações em marcadores cardiometabólicos, nível de prática de atividade física e, possivelmente, nível de aptidão física. Comportamentos sedentários têm sido associados à qualidade de vida relacionada à saúde. No entanto, ainda é difícil definir quais comportamentos sedentários e quanto tempo seria prejudicial à qualidade de vida relacionada à saúde, sendo possível que a exposição por grandes períodos de tempo ou a comportamentos específicos possam afetar negativamente a qualidade de vida relacionada à saúde. Assim, é importante realizar estudos que analisem a qualidade de vida relacionada à saúde e sua associação com o tempo em comportamentos sedentários, o nível de atividade física e a aptidão física, dado que a percepção de qualidade de vida relacionada à saúde e o nível de aptidão física varia conforme a idade; realizar estudos que avaliem a qualidade de vida relacionada à saúde em outros países e regiões, visto que a realidade social, econômica e cultural interfere nos hábitos e percepção da qualidade de vida relacionada à saúde de cada população, em cada país e região do Brasil.
Palavras-chave
  
Público-Alvo
  Crianças e adolescentes do 6º e 9º ano do ensino fundamental II e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, de ambos os sexos, regularmente matriculados em escolas municipais e estaduais do município de Tocantinópolis (TO).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar