«« Voltar
Cooperação técnico-científico, para execução de atividades de extensão, desenvolvimento rural e serviços tecnológicos em apoio ao Cooperativismo, a Agricultura Familiar e a Vitivinicultura.
Protocolo do SIGProj:   293584.1585.273428.02032018
De:01/04/2018  à  31/10/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Luis Carlos Diel Rupp
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Execução de atividades de extensão, desenvolvimento rural e serviços tecnológicos em apoio ao Cooperativismo, a Agricultura Familiar e a Vitivinicultura. A vitivinicultura da Serra Gaúcha envolve hoje cerca de 15 mil famílias de pequenos agricultores e cerca de 5 mil estão organizados em cooperativas, quase centenárias na região. São as cooperativas vinícola Aurora, Vinícola Garibaldi, Nova Aliança, Pradense, Alfredo Chavense e São João. Estas cooperativas são responsáveis por aproximadamente 25% da uva e de seus derivados produzidos anualmente no Estado do RS. Estas cooperativas congregam a FECOVINHO. A Federação se empenha em tornar reais ações que visem à capacitação, à discussão e ao aprofundamento do debate que envolve as questões vitivinícolas das Cooperativas filiadas impulsionando, assim, processos e ações para um setor que tem grande importância para a geração de trabalho e renda de uma parcela importante de agricultores familiares cooperativados. Assim, esta parceria entre a Fecovinho o IFRS-Campus Bento Gonçalves, por sua história na formação de enólogos de nível médio e superior, pelo conhecimento desenvolvido e sistematizado, é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e das suas cooperativas, em virtude da necessidade permanente de atualização tecnológica da atividade vitivinícola. Assim, numa primeira ação deste projeto será realizar um curso de 120 horas de atualização para os técnicos vinculados as cooperativas ministrado pelos professores do IFRS-Campus Bento Gonçalves.
Palavras-chave
   Viticultura, Fitotecnia, Cooperativismo, Desenvolvimento Rural
Público-Alvo
  Engenheiros Agrônomos, Enólogos, Técnicos em Agropecuária e em Viticultura e Enologia.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Campus Bento Gonçalves - Daniel Closs César (Diretor de Extensão) e Prof. Luis Carlos D. Rupp - tel 54 3455 3200; FECOVINHO - Hélio Marchioro, 54 3261 6514; fecovinho@fecovinho.coop.br;
«« Voltar