«« Voltar
Paisagismo funcional: uma proposta de valorização dos espaços urbano para a educação ambiental e alimentar nas escolas de ensino infantil (Cópia) 06-02-2018
Protocolo do SIGProj:   293192.1585.286842.26022018
De:15/03/2018  à  01/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jenniffer Schnitzer Ribeiro
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem por objetivo trabalhar com educandos da Rede Municipal de Ensino Infantil e a comunidade de cada território em que estas escolas estão inserida, o paisagismo associado a educação ambiental, utilizando-se de pequenos espaços para construção de jardim onde possa ocorrer produção de verduras, hortaliças, condimentos, plantas medicinais e flores classificadas como Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC’s. Esta proposta vai atender a demanda da Secretaria Municipal de Educação- SMED, que já está trabalhando com o tema “alimentação saudável” com os alunos do Ensino Fundamental. A metodologia proposta se aplicará via workshop e oficinas práticas com os pais e professores dos alunos, de forma a orientar nas construções de seus jardins, (re)aproveitamento de espaços externos, visando a harmonia entre as construções e a natureza, utilizando-se de materiais recicláveis. Com as crianças serão realizados atividades de plantio de flores (que não oferecem risco de toxidade), hortaliças e verduras de modo a embelezar os espaços projetados. Com a produção destes hortos paisagísticos, será trabalhado o aproveitamento total das hortaliças e verduras bem como os benefícios medicinais da ervas aromáticas, condimentares e PANC’s que lá se constituírem. A avaliação com os públicos atingidos ficará aos cuidados do Projeto de Monitoramento e avaliação de práticas extensionistas (SROI = impacto social ou econômico / investimentos. A Razão se dará pela seguinte fórmula: SROI = ∑ das valorações econômicas das ações / ∑ dos investimentos nas ações) e seus resultados serão explanados no relatório final.
Palavras-chave
   Educação Infantil, Educação ambiental, Paisagismo e saúde
Público-Alvo
  O público alvo estará constituido de professores, merendeiras, zeladores, pais, alunos das Escolas Infantis do Município de Bento Gonçalves, somado aos envolvidos nas práticas do Programa de Extensão do IFRS – Campus Bento Gonçalves.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar