«« Voltar
Atividades artísticas e culturais através de danças tradicionais gauchescas
Protocolo do SIGProj:   293089.1585.127673.01032018
De:01/05/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Dagmar Pedro Tamanho
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Grupo de Danças denominado - Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Cultura do IFRS Campus Sertão, foi fundado há mais de 35 anos, com o objetivo inicial de cultuar as tradições do Rio Grande do Sul e resgatar primordialmente nos alunos a cultura gaúcha através da dança, poesia, ações culturais, estudos da história do povo gaúcho. O Centro de Tradições Gaúchas tem como objetivo despertar no público externo envolvido e nos alunos o espírito de respeito e a busca da valorização do tradicionalismo. O exercício de debater, falar em público, colocar suas opiniões mostrou-se frutífero nos anos anteriores, revelando também a necessidade de torná-lo uma constante no calendário de nossas atividades culturais, seja no âmbito do CTG, seja no âmbito do Campus, pois há um resgate constante da história de um povo, seus costumes, lendas e histórias. Nesse sentido, está presente a inter e a transdisciplinaridade (Literatura, Arte - música/dança, História, Geografia, Educação Física e algumas disciplinas técnicas). As oficinas realizadas pelos integrantes do CTG Tropeiros da Cultura na comunidade externa visam realizar inicialmente o resgate histórico da cultura como um todo, bem como incentivar e fomentar o desenvolvimento de grupos tradicionalistas regionais. As apresentações realizadas pelo grupo fortalecem a parceria entre os municípios da região norte do Rio Grande do Sul e o IFRS Campus Sertão, estreitando os laços do tradicionalismo e ao mesmo tempo proporcionando uma integração entre a comunidade escolar e as diversas localidades onde realizam-se as apresentações.
Palavras-chave
   Educação, Dança, Cultura, Tradicionalismo, Centro de Tradições Gaúchas
Público-Alvo
  O Projeto Atividades Artísticas e Culturais através de Danças Tradicionais Gauchescas realizará um resgate histórico da cultura e da dança tradicional gauchesca, bem como, incentivar a participação da comunidade externa no projeto, visando fomentar e fortalecer esse elo com a cultura regional por meio de oficinas e minicursos. O projeto será desenvolvido com o apoio do Departamento de Extensão do Campus, CTG Rodeio de Cima da Serra, localizado no município de Sertão e Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert, localizado no Distrito onde está a sede do Campus Sertão. Além de todos os integrantes do CTG acima citado e da referida escola, também participarão da ação de extensão, os alunos matriculados no IFRS Campus Sertão, que possuírem interesse e afinidade com a proposta do Projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   A divulgação interna da ação será realizada através do chamamento aos alunos nas salas de aula, visando aumentar o número de participantes nas modalidades composicionais do projeto do CTG. Aos parceiros externos, será realizada visita presencial apresentando o projeto para posteriormente iniciar as atividades práticas. Para fins de apresentações em eventos externos, a divulgação será realizada pela página em rede social e através do site www.sertao.ifrs.edu.br.
«« Voltar