«« Voltar
Mapa das áreas urbanas de exclusão/inclusão social de Campos dos Goytacazes
Protocolo do SIGProj:   292950.1597.244049.02022018
De:01/04/2018  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Leandro Bruno Santos
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenv. Regional de Campos
Unidade de Origem
  GRC - Departamento de Geografia de Campos
Resumo da Ação de Extensão
  Vivemos um momento marcada pela revalorização do território e sua utilização na análise e implementação de políticas públicas, sobretudo políticas sociais. Esse projeto de extensão versa (o que) sobre os processos de exclusão social, pobreza e desigualdade na cidade de Campos dos Goytacazes. Trata-se de uma cidade importante na rede urbana do estado do Rio de Janeiro, constituindo-se num pólo regional importante na oferta de comércio e serviços. Juntamente com outras cidades do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes também tem sido o suporte das atividades de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Apesar de sua importância e da dinâmica econômica, a cidade de Campos dos Goytacazes é marcada por uma elevada exclusão social que, no tecido urbano, apresenta uma expressão territorial, com a concentração de indicadores de pobreza, ausência de esgotamento, baixa escolaridade e renda per capita inferior a 1 salário mínimo etc. em determinados territórios da cidade. Esse projeto de extensão tem como propósito realizar um levantamento de indicadores sociais e seu mapeamento por setores censitários, por meio do uso de dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dos anos de 2000 e 2010. Com isso, esperamos compreender as áreas de exclusão social, qual o tipo e grau de exclusão, visando não só oferecer elementos para a comunidade excluída pressionar por melhorias nas suas condições de vida, como também permitir que o poder público possa conhecer melhor o seu território e implementar políticas públicas específicas destinadas à diminuição da exclusão e desigualdade sociais.
Palavras-chave
   Políticas públicas, Exclusão social, Campos dos Goytacazes
Público-Alvo
  Sob nosso ponto de vista, essa proposta de extensão e os seus resultados são do interesse de toda a comunidade - pública, privada e do terceiro setor - da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. A partir da divulgação dos seus resultados nos meios de comunicação locais e regionais (rádios, jornais e TVs), internet (home page do projeto, redes sociais), instâncias do poder público municipal (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Superintendência de Trabalho e Renda, entre outras) e no ambiente acadêmico (eventos, publicações etc.), esperamos contribuir para uma leitura de indicadores sociais territorializados, por meio dos quais identificaremos as áreas de exclusão e inclusão social em Campos dos Goytacazes-RJ. Os resultados serão importantes para a população, que poderá usar os mapas e atlas da exclusão para pautar suas demandas, como também para o poder público, que poderá usar os mapas dos indicadores de exclusão social para elaborar e implementar políticas públicas. Além disso, com este projeto, esperamos inserir alunos de graduação em Geografia, Economia e Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR)/UFF, além de participantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) na temática da exclusão e desigualdade sociais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Será criado um blog do projeto, cuja função será não só divulgar os resultados da ação de extensão, senão ainda permitir um canal de troca de informações com a comunidade em geral.
«« Voltar