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'Desenvolvimento Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural: o planejamento de aula como ferramenta para as práticas pedagógicas desenvolvimentistas'
Protocolo do SIGProj:   292805.1621.3817.20022018
De:22/03/2018  à  05/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Silvia Rosa Santana
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Paranaíba - Unidade Universitária de Paranaíba
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de
Resumo da Ação de Extensão
  A docência é, eminentemente, uma atividade coletiva, não só quando realizada em conjunto. A formação do docente, seja ela em que área do conhecimento ou nível de ensino for, deve permanentemente pleitear essa dimensão política do ato de ensinar. É nesse sentido que Sacristán (2000, p. 43) afirma que a educação deve ser considerada “[...] como instrumento de liberdade e para a autonomia, como edificação da personalidade e de suas capacidades por meio da assimilação da cultura”. É nesse sentido que este Projeto de Extensão visa propiciar a intercomunicação entre os cursos de graduação em Pedagogia (UEMS) e Psicologia (UFMS), assim como o Mestrado em Educação (PPGE/UEMS), com suas pesquisas e práticas, e as vivência escolares dos docentes da Educação Infantil, parceria com a Secretaria Municipal de Paranaíba (SEMED), promovendo um salto qualitativo na formação de nossos acadêmicos, mas especialmente promovendo o desenvolvimento de um fazer mais intencional e consciente nas possibilidades educativas que os professores da Educação Infantil desenvolvem. Também é nesse sentido que a proposta deste Projeto de Extensão se origina do projeto de pesquisa 'Desenvolvimento da função simbólica a partir do ensino das diferentes linguagens', regularmente registrado na PROP e aprovado pelo CNPq, em desenvolvimento desde o início de 2017. O objetivo deste projeto é colaborar, por meio de estudos teóricos e discussão sobre as práticas pedagógicas, juntamente aos professores da Educação Infantil, para a elaboração mais intencional de planejamentos pedagógicos que propiciem às crianças a apropriação das diferentes linguagens, visando o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
Palavras-chave
   Educação, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Planejamento, Práticas Pedagógicas intencionais
Público-Alvo
  Trata-se de professores da rede municipal de educação que atendem à Educação Infantil. A grande maioria do público alvo deste projeto está vinculada ao Centro de Educação Infantil (CEINF) 'Gertrudes Alves Bardelin', uma vez que é neste CEINF que o projeto de pesquisa já está sendo desenvolvido desde o início de 2017. Além disso, contaremos com a participação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e mais 10 professores e gestores da rede municipal de ensino, encaminhados pela referida Secretaria.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Secretaria Municipal de Educação - (67) 3669 0000 Unidade Universitária de Parnaíba - (67) 3503 1007 Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação CEPEED (67) 3503 1006 Ramal 23
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