«« Voltar
Horta em nosso campus: técnicas de plantio, adubagem no trabalho de e no campo
Protocolo do SIGProj:   292711.1597.125722.02022018
De:01/04/2018  à  20/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Simone da Conceição Silva
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenv. Regional de Campos
Unidade de Origem
  COC - Departamento de Ciências Sociais de Campos
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tenciona ampliar a pequena horta do campus com plantio de mais hortaliças, ervas medicinais e tubérculos, além de oferecer minicursos , oficinas sobre adubagem, transformação de matérias-primas, como o barro, e reuso de resíduos, como o bagaço da cana-de-açúcar. Busca-se através dessas práticas e compartilhamentos de saberes, criar um espaço de interlocução que reúna discentes, técnicos, pequena/o agricultor/a e artesãos locais em torno de questões como ecologia humana, segurança alimentar, a importância da salvaguarda de sementes crioulas, etc. Acreditamos que essa troca com pequenxs produtores locais possa ser o começo de uma ação reativa e problematizante a uma série de questões vitais que tem afetado não só a reprodução sócio-econômica da população do campo, como também todo o sul global, entre elas, o avanço do agronegócio e, consequentemente, a fragilização de acordos e políticas públicas em torno da segurança e soberania alimentares. Cabe informar que em 2008, 1/5 do uso mundial do agrotóxico ocorreu no Brasil e que, nos últimos 40 anos, houve um aumento de 700% de consumo de agrotóxico no país. Políticas públicas voltadas para a produção de alimentos vem sendo preteridas em detrimento da exportação de comodities, o que incorre a visível concentração de terra no Brasil, onde 1.48% controlam mais de 57% da terra fértil (CPT). O projeto tem plena convicção de que um dos caminhos de luta para o domínio daquilo “que chega à nossa mesa” é a (re)união dos sujeitos e dos alimentos dessa ampla cadeia de produção e consumo alimentar.
Palavras-chave
   segurança alimentar, soberania alimentar, ecologia humana, artesanato, horta
Público-Alvo
  Alun@s, técnicos e professor@s da UFF, alun@s e professores de escola pública, extensionistas do programa de Extensão UNITI, participantes de movimentos sociais do campo, assentados, pequenos e pequenas agricultoras, artesãos e artesãs locais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   https://www.facebook.com/groups/1795206223857868/ http://nuers-nuers.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/nuers.nuers.blogspot.com.br/
«« Voltar