«« Voltar
ProgramADAs - Despertando o Interesse de Meninas do Ensino Médio da Região de Diamantina para Ingressarem no Curso de Sistemas de Informação da UFVJM
Protocolo do SIGProj:   292605.1618.302196.29012018
De:23/03/2018  à  23/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Villela
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FACET - Faculdade de Ciências Exatas
Unidade de Origem
  DECOM - Departamento de Computação
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto ProgramADAs é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação, que tem o propósito de desenvolver ações para que meninas que estejam cursando o ensino médio ou os últimos anos do ensino fundamental conheçam melhor a área de Computação, incentivando-as a ingressarem em cursos dessa área. Dessa forma, o nosso objetivo é aumentar a representatividade feminina no curso de Sistemas de Informação da UFVJM, além de motivar as meninas que já estão no curso a continuarem. O presente projeto visa também fomentar o debate de gênero na academia e no mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), contribuindo para a superação de preconceitos e tabus e desmistificando assim a visão de que as áreas tecnológicas são masculinas. As ações do Projeto serão na forma de oficinas, palestras, dinâmicas, treinamentos e levantamentos de dados e publicações científicas. Tais ações terão como público-alvo alunas do ensino médio de escolas públicas e particulares de Diamantina, bem como graduandas do curso de Sistemas de Informação da UFVJM. As ações voltadas às alunas do ensino médio têm como objetivo apresentar a área da Computação como uma possibilidade para que elas desenvolvam suas carreiras profissionais e, desta forma, ampliar o ingresso de meninas no curso de Sistemas de Informação da UFVJM. Já as ações voltadas para as graduandas têm como objetivo reduzir a evasão do curso, contribuindo, assim, para fortalecer a participação feminina no mercado de trabalho da área de TI e também na academia.
Palavras-chave
   Tecnologia da Informação, Gênero, Educação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar