«« Voltar
Formação Continuada para professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Protocolo do SIGProj:   292528.1639.28033.30012018
De:03/01/2018  à  03/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Idemar Vizolli
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  REI - Reitoria
Unidade de Origem
  DTE - Diretoria Tecnologia Educacionais
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto tem por finalidade a proposição de um formato inovador para a formação continuada de professores que lecionam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Araguaína – TO, propondo uma abordagem voltada ao ensino de frações evidenciando seus diferentes significados, a diversidade de registros de representação semiótica e a natureza das quantidades. O conhecimento dessas especificidades do conceito de fração pode representar importantes contribuições ao processo formativo do professor e consequentemente de seus estudantes. As atividades de formação que constituem a proposta, foram organizadas em três etapas: Sondagem, elaboração e desenvolvimento da Sequência Didática (SD) e avaliação. No momento da sondagem os participantes responderão um instrumento que consiste de questões acerca de sua formação acadêmica e as relações com o ensino e a aprendizagem em Matemática, bem como, questões envolvendo os diferentes tipos de representação semiótica e a natureza das quantidades. De posse das análises da sondagem os formadores elaborarão e desenvolverão junto aos professores dos Anos Iniciais de Araguaína uma SD, visando a ampliação dos conhecimentos em relação aos aspectos didático metodológicos e do conteúdo de fração. A terceira etapa consiste na avaliação das aprendizagens dos cursistas por ocasião do desenvolvimento da SD, assim como na apresentação das dissertações produzidas a partir da formação.
Palavras-chave
   Sequência Didática, Fração, Significados de fração, Registros de Representação Semiótica, Natureza das quantidades.
Público-Alvo
  Professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Araguaína, TO
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar