«« Voltar
I Curso de Extensão Educação em Espaços de Privação de liberdade: interseções de gênero, raça e desigualdades socioeducacionais
Protocolo do SIGProj:   292519.1597.290856.29012018
De:01/03/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Sandra Maciel de Almeida
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de Extensão Universitária - I Curso de Extensão Educação em Espaços de Privação de liberdade: intersecções de gênero, raça e desigualdades socioeducacionais, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação nas Prisões tem como objetivo dar visibilidade à discussão sobre educação em espaços de privação, promovendo trocas de conhecimentos e experiências que agreguem diferentes sujeitos, professores/as e demais profissionais que atuam no sistema de privação de liberdade, estudantes de graduação e pós-graduação, internos e egressos do sistema prisional, pesquisadores sobre educação nas prisões e outras temáticas ligadas aos espaços de privação e restrição de liberdade. Apostando em um desenvolvimento colaborativo, o intuito deste curso é produzir conhecimentos acerca dos processos educacionais e suas intersecções de gênero, raça e desigualdades socioeducacionais presentes nos espaços de privação, valorizando a formação humana integral e a força dos encontros e das ações realizadas no coletivo como espaços/tempo de compreensão e reinvenção das teorias e das práticas. Dessa forma, serão debatidos os seguintes temas: 1. O direito à educação das pessoas privadas de liberdade; Mulheres em situação de privação de liberdade; Situação socioeducacional da juventude em Conflito com a Lei; Maternidade na prisão: vulnerabilidade socioeducacional das mães e de seus filhos e filhas; A situação socioeducacional das pessoas LGBT privadas de liberdade; Da guerra às drogas à guerra aos pretos e pobres: questão racial e a privação de liberdade.
Palavras-chave
   Educação prisional, socioeducação, prisão, racismo
Público-Alvo
  Professores/as e demais profissionais que atuam no sistema de privação de liberdade, estudantes de graduação e pós-graduação, internos e egressos do sistema prisional, pesquisadores sobre educação nas prisões e outras temáticas ligadas aos espaços de privação e restrição de liberdade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Ainda não temos um endereço eletrônico, mas em breve teremos o endereço do site e uma página no facebook. Inicialmente a divulgação acontecerá através de cartazes espalhados na Universidade no Campus do Gragoatá e por email em forma de mala direta.
«« Voltar