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Da contravenção à educação: uma proposta pedagógica através da recuperação de máquinas caça-níquel
Protocolo do SIGProj:   292278.1618.66748.29012018
De:23/03/2018  à  23/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Wederson Marcos Alves
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FACSAE - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas
Unidade de Origem
  DCEX - Departamento de Ciências Exatas
Resumo da Ação de Extensão
  O surgimento de novas tecnologias proporciona cada vez mais o aumento do lixo eletrônico, sendo hoje, no mundo, produzidos cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico/ano. Neste contexto do lixo eletrônico, entram as máquinas caça-níqueis, que são proibidas por lei (nº 12519/07). As apreensões trazem consigo milhares de máquinas que muitas vezes não possuem um destino adequado. O projeto traça um novo uso deste material, transformando um material de contravenção em algo lícito e que pode atender a sociedade. O objetivo desta proposta é a reutilização das máquinas e o uso de softwares livres como ferramentas educacionais no ensino de Matemática, contribuindo com o processo educacional e proporcionando uma experiência didática informal aos alunos de Teófilo Otoni e região. Dentro da proposta, o projeto trabalha com softwares livres. Somados ao sistema operacional Ubuntu estão alguns jogos como o Tux of Math Command, que explora as operações básicas da Matemática. Outra linha do projeto é o desenvolvimento de jogos dentro da linguagem Scratch. Os resultados deste projeto se somam aos diversos projetos de aprendizagem que já fazem parte do Parque da Ciência da UFVJM e também são utilizados pelo projeto Ciência na Escola. Vale destacar que as exposições temáticas e a interatividade proporcionada pelo projeto constituem importantes agentes educacionais, principalmente quando se trata de uma região onde temos uma grande carência no campo da educação, podendo este tipo de ação transformar o Vale do Mucuri num local onde possa ocorrer um desenvolvimento mais humano e social.
Palavras-chave
   Educação, Interatividade, Software Livre, Lixo Eletrônico
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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