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'Conversação' com professores sobre autismo e inclusão na educação infantil
Protocolo do SIGProj:   292214.1599.125203.08042018
De:01/04/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SFP - Departamento de Fundamentos Pedagógicos
Resumo da Ação de Extensão
  Com o avanço social os alunos diagnosticados como autistas passaram a circular pelo universo escolar formal. Um trabalho novo, um a um, precisa ser então inventado e conduzido em torno do que não se conhece. Neste projeto pretendemos ouvir, através da conversação, em grupo, as demandas das equipes de educação infantil da rede pública municipal de Petrópolis, em até seis encontros, sobre os impasses, as construções, o cotidiano, a angústia ligada à falta de saber, enfim, sobre suas experiências com esta inclusão, visando definir o mais possível o trabalho de construção que se apresenta em torno destas experiências. Após a oferta realizada pela coordenadora, em visita às escolas, voltaremos para as conversações a partir de demanda das equipes. Esses encontros serão concomitantes à realização de três palestras dirigidas à comunidade em geral e às equipes em questão sobre o autismo e a inclusão. Partimos da expectativa de que trabalhar na sustentação da subjetividade dentro da escola é um campo de abertura ao analista, na psicanálise aplicada à educação. O projeto pretende circunscrever as relações estabelecidas, situar a conversação como método de atuação na psicanálise aplicada e fomentar a construção de saberes particulares. Entendemos que esta inclusão pode proporcionar à comunidade escolar, de modo geral, experiências de construção de relações imprevistas e absolutamente diferentes das habituais com as quais a escola lida. Pode também proporcionar aos alunos, indireta e diretamente, experiências subjetivantes e constituintes de sua relação com o mundo.
Palavras-chave
   autismo, educação infantil, docência, psicanálise aplicada, conversação
Público-Alvo
  O publico alvo diretamente atingido pela ação são os professores e educadores de modo geral, todos os funcionários das escolas (número ilimitado) que trabalham atualmente com pelo menos um aluno diagnosticado como autista incluído em classe regular de educação infantil. De modo indireto o publico alvo aumenta consideravelmente, compreendendo os alunos incluídos e seus pares, alunos das mesmas turmas, outros professores e coordenadores das escolas, pais e responsáveis dos mesmos
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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