«« Voltar
Consolidação do processo de alfabetização: construindo materiais didáticos para o ciclo da alfabetização
Protocolo do SIGProj:   292180.1585.270339.28022018
De:15/03/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Viviane Catarini Paim
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Farroupilha - Câmpus Farroupilha - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 20 de dezembro de 2017, espera-se que a criança se alfabetize no decorrer do 1º e 2º ano do ensino fundamental (BNCC, 2017, pg. 87). Diante desse pressuposto, repensar as práticas pedagógicas na relação alfabetização-letramento faz-se urgente e indispensável. Cabe destacar que, desde a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita, ao longo destes anos, vem tomando relevância e prioridade, sendo o foco, desde programas governamentais, entre eles, o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (no qual a consolidação da alfabetização poderia ocorrer até o final do 3º ano) até eventos locais de formação de professores. Neste sentido, constatar que o ciclo de alfabetização não se esgota no 1º ano, concebendo os direitos de aprendizagem e a heterogeneidade na sala de aula, no decorrer dos 2º e 3º anos é o propósito deste curso de formação de professores. Além disso, perpassa a compreensão da psicogênese da língua escrita, bem como, as práticas de letramento que são dissociadas do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Portanto, o curso atenderá professores atuantes nos 2ºs e 3ºs anos do ensino fundamental, da rede municipal de educação de Farroupilha, atendendo a necessidade de formação continuada destes profissionais. Os encontros acontecerão a cada dois meses, durante o ano letivo de 2018, totalizando 20 horas para os participantes, contemplando estudos teóricos e construção de material didático para os diferentes níveis de escrita.
Palavras-chave
   Alfabetização, letramento, construção, níveis de escrita, heterogeneidade.
Público-Alvo
  O público-alvo serão professores alfabetizadores que atuam nos 2ºs e 3ºs anos do ensino fundamental, da rede municipal de educação de Farroupilha.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Prof. Viviane Catarini Paim - viviane.paim@farroupilha.ifrs.edu.br Pedagoga Graciele Rosa da Costa Soares - graciele.soares@farroupilha.ifrs.edu.br
«« Voltar