«« Voltar
O laboratório de ensino como espaço de formação docente: construindo experimentos e materiais didáticos para o ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
Protocolo do SIGProj:   291971.1597.269236.29012018
De:01/04/2018  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maína Bertagna Rocha
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis
Unidade de Origem
  DED - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Nos dias atuais, espera-se que o professor seja aquele que conduza práticas docentes e crie processos de aprendizado, além de ser alguém que lide com a diversidade cultural para intervir nos espaços públicos da educação. Assim, a formação de professores deveria ser valorizada e compreender o professor como indivíduo e a prática profissional embutida de valores, técnicas e responsabilidades. A formação inicial do professor de Ciências da Educação Infantil e dos anos iniciais de escolarização se dá no curso de Pedagogia. O ensino de Ciências, quando presente no curso, é abordado numa perspectiva teórico-metodológica e os conteúdos apresentam pouca articulação com a prática pedagógica do futuro docente. Em exercício, os professores de Ciências desta fase declaram não ter domínio dos conteúdos de Ciências e nem tampouco dos modos de ensinar estes conteúdos; sentem-se inseguros em ensinar Ciências de forma diferente da abordagem tradicional e expositiva, contestam a falta de material didático disponível e de infraestrutura escolar para o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais. Neste contexto, a ação pretende utilizar o Laboratório de Ensino de Metodologias do Ensino Básico do Instituto de Educação de Angra dos Reis, RJ, para que licenciandos em colaboração com professores e coordenadores de escolas da rede municipal de Jacuecanga, Angra dos Reis, RJ, realizem oficinas e cursos de extensão que abordem conteúdos científicos variados e tragam estratégias didáticas baseadas na abordagem investigativa e experimental. Assim, espera-se que se contribua com a melhoria da formação docente e da educação cientifica de alunos da educação básica.
Palavras-chave
   Ensino de Ciências, formação docente, Educação Infantil, anos iniciais, atividades investigativas
Público-Alvo
  Licenciandos do Curso de Pedagogia, Geografia e Políticas Públicas, gestores e professores da rede municipal de ensino de Jacuecanga, Angra dos Reis, RJ, alunos da Educação Infantil e anos iniciais de escolarização da rede municipal de ensino, professores e alunos da rede privada de Angra dos Reis que se interessarem pelas oficinas e curso.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   mainabertagna@id.uff.br
«« Voltar