«« Voltar
A leitura dos diferentes gêneros dos quadrinhos na escola: subsídios para a prática docente
Protocolo do SIGProj:   291930.1597.129336.31012018
De:01/02/2018  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Camilla dos Santos Ferreira
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  O rótulo História em Quadrinhos ou, simplesmente, Quadrinhos é quotidianamente utilizado pelas pessoas para se referirem a diversos gêneros que possuem em comum uma linguagem própria. Atualmente, os quadrinhos fazem parte das políticas educacionais do governo, mudança que começou com a promulgação da LDB e a publicação dos PCN. Os quadrinhos também passaram a figurar em vestibulares e no ENEM e ganharam destaque com sua inserção no PNBE. São encontrados em livros didáticos, e sua utilização em sala de aula é crescente. Para Vergueiro (2008), dada a especificidade desses textos, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Em outras palavras, a formação dos leitores é fundamental para uma leitura produtiva dos quadrinhos. No entanto, nem sempre os professores conhecem essa linguagem ou estão preparados para abordarem-na na escola. Propomo-nos a realizar um curso destinado a professores de língua portuguesa e de línguas adicionais sobre os diferentes quadrinhos e sua utilização em sala de aula que possibilite a esses docentes uma abordagem dos quadrinhos que não se restrinja ao enfoque meramente linguístico, e que busque resgatar tanto as dimensões artística e cultural desses textos. Propomo-nos a inda a realizar um levantamento dos quadrinhos existentes no acervo do PROALE (Programa de Alfabetização e Leitura), programa o qual o projeto em tela integra, e a divulgar os resultados obtidos pelas ações do projeto em eventos acadêmicos e em forma de publicação.
Palavras-chave
   quadrinhos, língua portuguesa, línguas adicionais, formação docente, escola
Público-Alvo
  Professores e futuros professores de língua portuguesa e de línguas adicionais do ensino básico
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Telefone: (21) 26292644 E-mail: proale@vm.uff.br Site:www.uff.br/proale
«« Voltar