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VÍDEO CARTAS ENTRE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Protocolo do SIGProj:   291825.1619.302587.27012018
De:23/03/2018  à  23/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Ofelia Ortega Fraile
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
Unidade de Origem
  FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Vídeo Cartas, por meio da promoção de práticas para a produção de vídeos que apresentam comunidades e/ou práticas comunitárias de graduandos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), oportuniza o uso de meios de produção e divulgação cultural num processo de apropriação social das tecnologias da informação e da comunicação. As vídeo cartas, são filmes de curta-metragem de aproximadamente cinco minutos de duração com conteúdos selecionados pelos próprios estudantes com o intuito de mostrar a realidade local das comunidades rurais da área da abrangência da UFVJM. As vídeo cartas são entendidas como um produto audiovisual que visa socializar as visões de mundo entre os estudantes da LEC num processo dialógico que pretende mostrar tanto as problematizações da realidade como as marcas culturais que constituem a identidade dos povos do campo. Assim, os vídeos produzidos trazem uma rica diversidade de olhares sobre a realidade das comunidades locais por meio de registros do patrimônio cultural imaterial, conhecimentos populares, questões socioambientais, da vida cotidiana no campo e da vida acadêmica dos estudantes. Durante o processo, os docentes produtores de conteúdo envolvidos no projeto têm explorado e descoberto possibilidades diversas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que têm o potencial de compor materiais didáticos para as escolas do campo, bem como para as Licenciaturas em Educação do Campo do estado de Minas Gerais. Por isso, esta nova etapa do projeto tem como meta a publicação de uma seleção de vídeo cartas em DVD e textos didáticos de apoio após professores.
Palavras-chave
   vídeo, patrimônio imaterial, apropriação tecnológica, educação do campo
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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