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A trajetória de estudantes adultos na educação profissional de nível médio: Compreendendo diferentes dimensões de uma mesma realidade
Protocolo do SIGProj:   291541.1645.82012.18012018
De:18/01/2018  à  01/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Daniela Fátima Mariani Mores
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Tanto o contexto educacional que por muito tempo foi seletivo e excludente, quanto as mudanças econômicas e sociais decorrentes da globalização e dos avanços tecnológicos, motivaram ou condicionaram o retorno de muitos adultos às instituições de ensino, numa expectativa de através da educação alcançarem melhores condições de vida, ascendendo pessoal e profissionalmente. Considerando a política de expansão e interiorização da rede federal de ensino, que criou o campus Erechim do IFRS, na região norte do RS, o qual será o local da pesquisa e com o intuito de compreender o estudante adulto que retorna aos bancos escolares, proponho esse projeto de pesquisa, mencionando que o mesmo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, na Linha de Pesquisa: Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais. A pesquisa direciona o olhar para a educação profissional de nível médio, e tem como objetivo geral, compreender como se dá a trajetória do estudante adulto que ingressa no curso técnico subsequente ao ensino médio, após longo período afastado de uma instituição formal de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações da instituição pesquisada. Espera-se olhar para características voltadas ao perfil desse estudante adulto, mas principalmente para a sua trajetória a partir da institucionalização, considerando aspectos do processo de ensino e aprendizagem, das relações interpessoais, dos processos administrativos, refletindo e aperfeiçoando as atividades institucionais. Em relação aos pressupostos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com procedimentos técnicos embasados na metodologia da pesquisa participante.
Palavras-chave
   Estudante adulto, trajetória, educação profissional
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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