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CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL
Protocolo do SIGProj:   291415.1599.97208.15012018
De:24/02/2018  à  06/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rolf Ribeiro de Souza
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  INF - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Santo Antônio de Pádua
Unidade de Origem
  PCH - Departamento de Ciências Humanas
Resumo da Ação de Extensão
  O presente documento trata da proposta do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social (360h). Esse processo formativo a distância insere-se no contexto da Política Nacional de Formação dos(as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos(as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor), instituídas pelo Decreto n.º 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e pela Portaria Ministerial n.º 1.328, de 23 de setembro de 2011. Também responde ao preconizado na Lei n.º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Sua materialização se efetiva por meio da dimensão que trata da formação continuada no âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. O Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social tem como centralidade a formação continuada de profissionais da educação básica e/ou de outros(as) profissionais envolvidos(as) com políticas sociais que estabelecem relações com a educação de crianças, adolescentes e jovens que vivem em circunstâncias de pobreza ou extrema pobreza. Para maiores esclarecimentos, apresenta-se, inicialmente, uma breve descrição da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social.
Palavras-chave
   Educação, pobreza, desigualdade social
Público-Alvo
  Espera-se que este Curso de Especialização contribua para a sensibilização dos cursistas no que se refere às relações entre educação, pobreza e desigualdade social, constituindo-se em uma oportunidade de reeducação e radicalização do olhar sobre as vivências de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e de pobreza extrema. As leituras e estudos postos por esse processo formativo têm por objetivo fomentar um conhecimento que permita que esses profissionais reconheçam e valorizem seus papéis políticos e sociais, não apenas no sentido estrito, mas também enquanto sujeitos capazes de se envolver com projetos e políticas sociais que visem à transformação da realidade da pobreza e da desigualdade social. Esse envolvimento pode permitir a formação e mobilização de redes de trabalho cooperativo 19 e colaborativo (intersetorializado) em torno dos desafios postos pela quase universalização da educação básica e pela luta em defesa da garantia da materialização de direitos sociais essenciais que possibilitem um justo e digno viver para crianças, adolescentes e jovens do nosso país. Pré-requisitos para ingresso no Curso de Aperfeiçoamento EPDS por ordem de prioridades: a) Coordenadores e Auxiliares Estaduais, Municipais do Programa Bolsa Família (PBF) na Educação e Operadores(as) Escolares; e b) Equipe gestora e professores(as) de escolas que já informam a frequência escolar dos beneficiários do PBF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   epdsuff@gmail.com
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