«« Voltar
O diálogo entre a universidade e a escola: novas perspectivas didático-pedagógicas para a implementação do Sistema de Informações Geográficas no ensino de Cartografia
Protocolo do SIGProj:   291238.1597.301234.04022018
De:26/03/2018  à  12/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Iomara Barros de Sousa
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenv. Regional de Campos
Unidade de Origem
  GRC - Departamento de Geografia de Campos
Resumo da Ação de Extensão
  Mapas digitais e imagens orbitais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes seja em jogos eletrônicos (SimCity, Age of Empires), aplicativos de localização (Google Maps, Google Earth, Waze), dentre outros; no entanto, ainda não integram as ações educativas de muitas escolas públicas no Brasil. Este projeto tem como objetivo a elaboração de atividades cartográficas com ênfase em questões socioambientais para o Ensino Fundamental II, em formato pdf, cujo recorte espacial contemplará o município de Campos dos Goytacazes/RJ utilizando o QGIS 2.18.16. A metodologia contemplará uma pesquisa qualitativa. Realizaremos um curso de 40 horas sendo 16 horas presenciais e 24 horas a distância para professores de Geografia que atuam em escolas públicas no município de Campos com o intuito de apresentar aos mesmos o passo-a-passo das atividades cartográficas que integrarão um guia didático. Destarte, novas perspectivas didático-pedagógicas serão abertas para a implementação do Sistema de Informações Geográficas no ensino de Cartografia. Como resultados esperados, serão realizadas oficinas pedagógicas com os alunos do curso de licenciatura em Geografia, elaboração de um guia didático com o passo a passo das atividades cartográficas e sugestões para explorar o SIG em classes do 6º ao 9º anos e, ainda será proposto a aplicação de uma atividade nas turmas dos professores participantes do curso.
Palavras-chave
   Ensino de Cartografia, Sistema de Informações Geográficas, Metodologia de Ensino, Formação inicial, Formação continuada
Público-Alvo
  Estudantes do curso de licenciatura em Geografia que já tenham cursado as disciplinas de Cartografia Escolar, Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (PDI). Conhecimentos de QGIS e Google Earth.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   iomara_sousa@id.uff.br
«« Voltar