«« Voltar
Kit de Higiene de Ordenha Manual: Melhorando a qualidade do leite de assentamentos rurais
Protocolo do SIGProj:   291225.1618.300681.22012018
De:23/03/2018  à  23/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Diego Azevedo Mota
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  ICA - Instituto de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  ICA - Instituto de Ciências Agrárias
Resumo da Ação de Extensão
  A produção de leite no Brasil não pode ser vista somente como mais um elo na corrente do agronegócio, que gera divisas na balança comercial do país, é sim, como uma das atividades mais importantes na renda dos assentados. Neste sentido, este projeto tem como objetivo instruir de forma pratica e simples a utilização do kit de ordenha manual, as 77 famílias dos assentamentos Santa Clara e renascer que tem no leite a sua principal fonte de renda. possibilitando um aumento de renda destas famílias, visto que o a redução dos índices de CCS e CBT, que é um dos impactos da implementação do Kit, aumenta o preço do litro de leite entre R$ 0,03 centavos, o que pode parecer a curto prazo um valor baixo, contudo, tomando como exemplo uma família que produza 50 litros por dia, a mesma recebera R$1,50; R$45,00 e R$540,00 a mais por dia, mês e ano com a implementação desta tecnologia simples. Indiretamente, temos a cadeia leiteira ganhando com essas melhorias, visto que toda cooperativa tem o objetivo de preservar a participação de seus produtos no mercado nacional e, mais, se também é objetivo expandir sua participação no mercado internacional, por meio das exportações, é necessário que a cadeia produtiva (produtor e indústria) ganhe competitividade, aumentando a qualidade da matéria-prima. Além disso, e não menos importante está o produtor final que terá acesso a produtos de maior qualidade na sua mesa diariamente, visto que parte da produção e destinada a consumo próprio
Palavras-chave
   Aumento de Renda, Impacto Social, Saúde Alimentar
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar