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Gamificação para o ensino de lógica de programação: uma abordagem lúdica aplicada em uma escola pública de ensino básico de Diamantina
Protocolo do SIGProj:   291103.1618.301860.26012018
De:23/03/2018  à  23/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Alexandre Ramos Fonseca
Instituição
  UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Unidade Geral
  ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia
Unidade de Origem
  ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia
Resumo da Ação de Extensão
  Esta ação de extensão tem como principal objetivo introduzir o ensino de lógica de programação em uma escola de ensino básico da rede pública de Diamantina. Para tanto, será utilizado o laboratório de informática já presente na escola parceira como ambiente de aprendizado teórico e programação prática. O método utilizado será a programação em blocos, ferramenta didática e de fácil entendimento para iniciantes. Como resultados desta ação espera-se: auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades básicas em lógica de programação de forma que os alunos sejam capazes de compreender os fundamentos necessários para a criação de aplicativos; motivar os professores da escola a participarem das atividades e a se tornarem multiplicadores dos conhecimentos apresentados; trabalhar o raciocínio lógico e identificar possíveis aplicações do uso desse raciocínio dentro das disciplinas tradicionais da escola; tornar os participantes do curso capazes de buscar novas fontes de conhecimento relacionadas ao tema. Por fim, pretende-se despertar o interesse dos participantes por carreiras profissionais na área da Computação. O projeto encontra-se registrado na PROEXC e conta com a participação voluntária de três extensionistas. Um curso foi ministrado entre 16 de outubro de 2017 e 05 de dezembro de 2017 na Escola Estadual Professora Ayna Torres. Os alunos participantes demonstraram grande interesse e a coordenação do projeto recebeu um retorno positivo da direção da escola.
Palavras-chave
   Programação em Blocos, Lógica de Programação, Computação, Educação Básica, Android.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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