«« Voltar
A MATEMÁTICA E OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: PROCESSOS DE INTERNALIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   290645.1430.236623.29122017
De:20/02/2018  à  20/02/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Edilene Simões Costa dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa constitui-se em uma proposta de investigação sobre temáticas que giram em torno de questões pedagógicas, didáticas, metodológicas e conteúdos relacionados ao ensino de matemática e formação de professores em Mato Grosso do Sul, bem como compreensão das orientações propostas aos docentes do período em estudo. Essas e outras questões nos remetem a estudos históricos no âmbito da educação matemática. Então, a perspectiva histórica cultural possibilitará analisar as relações entre as temáticas em questão. As fontes constituem-se em manuais pedagógicos, livros didáticos, cadernos, provas e exames, documentos oficiais e escolares da época delimitada e a Hemeroteca Digital – Biblioteca Nacional. O projeto norteia-se pela seguinte questão: Como foram sendo constituídas a matemática a ensinar e a matemática para ensinar na região Sul do Mato Grosso Uno, hoje conhecida como estado do Mato grosso do Sul, no período de 1920 a 1980?
Palavras-chave
   matemática, saberes elementares matemáticos, história cultural, educação matemática, Mato Grosso do Sul
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar