«« Voltar
A formação de professores e os processos formativos lesson study e a pesquisa colaborativa
Protocolo do SIGProj:   290057.1430.46483.29122017
De:01/02/2018  à  31/01/2022
 
Coordenador-Extensionista
  Patrícia Sandalo Pereira
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo deste projeto é Investigar as potencialidades dos processos formativos lesson study e pesquisa colaborativa nas pesquisas em nível de mestrado e doutorado envolvendo investigações com professores em formação e em exercício nas áreas de Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) e de Educação Matemática. Este projeto de pesquisa envolve a participação de pesquisadores, acadêmicos (mestrandos e doutorandos) do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, e acadêmicos do Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Com o intuito de aprofundar o estudo acerca da formação e da prática docente dos profissionais do magistério da Educação Básica de Física, Química, Biologia e Matemática, e contribuir para o campo da Educação, temos como referencial teórico o Materialismo Histórico Dialético, que compreende o desenvolvimento humano decorrente das relações com a história e com o contexto social em que o homem tanto transforma o meio, quanto por ele é transformado. Esperamos que os resultados obtidos possam contribuir com a formação de professores, levando-os a se desenvolverem profissionalmente e a promoverem melhorias no ensino e na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave
   Formação de Professores, Lesson Study, Pesquisa Colaborativa
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar