«« Voltar
Letramento informacional: educar para pesquisa
Protocolo do SIGProj:   289872.1565.300668.15122017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Tatiane Helena Borges de Salles
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  VTP - Votuporanga
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem o objetivo de promover o letramento informacional nas escolas de ensino básico ao superior por intermédio dos docentes. Com o intuito de capacitar alunos a desenvolver competência informacional no âmbito escolar e acadêmico. O letramento informacional visa incentivar o aluno a buscar, selecionar e usar fontes de informações confiáveis e fidedignas, a fim de complementar seu conhecimento com o conteúdo existente no currículo escolar aplicado pelo docente. Desse modo, o aluno terá em sua formação subsídios para buscar fontes de informações além dos livros didáticos, instigando seu pensamento reflexivo. Em parte, alguns discentes podem ter a visão equivocada de que o aluno é um “mero receptor”. Acima de tudo, as aulas precisam estimular o processo de pesquisa dos assuntos abordados em sala (GASQUE, 2012). O conhecimento adquirido pode ser modificado a qualquer tempo quando este se depara com uma nova informação, o qual pode ser alcançado por meio de fontes confiáveis ou através de experiências vivenciadas. Diante disso, espera-se que os docentes sejam capazes de promover pesquisa além dos livros didáticos, sendo uma forma de enriquecer seu conhecimento e incentivar o pensamento reflexivo dos alunos.
Palavras-chave
   Letramento informacional, Competência informacional, Ensino-Aprendizagem, pesquisa escolar.
Público-Alvo
  Este curso tem como público-alvo docentes do âmbito municipal, estadual e federal da educação básica, podendo se estender a discentes com formação para licenciatura, bibliotecários e discentes da comunidade interna e externa ao IFSP Campus Votuporanga.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar