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História da Matemática Escolar: funções trigonométricas
Protocolo do SIGProj:   289799.1530.41721.14122017
De:01/01/2018  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Késia Caroline Ramires Neves
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPPP - Câmpus de Ponta Porã
Unidade de Origem
  GAB/CPPP - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Atualmente, a História da Educação Matemática revela-se como área em crescente expansão no país. Abrangendo diferentes procedimentos metodológicos e objetos de análise, volta-se à compreensão da Matemática em situações de ensino e aprendizagem, especificamente, aos estudos sobre currículos, formação de professores, análise de situações didáticas, História da Matemática como recurso para o ensino, Resolução de Problemas, História da Educação Matemática, dentre outros temas. Considerando essas possibilidades, esta proposta, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar, pretende investigar transformações ocorridas ao currículo da matemática escolar em regiões de Mato Grosso do Sul, em específico, a história da funções trigonométricas nesse Estado. Buscaremos apontar indícios que contribuam para o entendimento do atual currículo matemático do Estado a fim de avaliar esse atual currículo, bem como subsidiar novas propostas que poderão ser implantadas nas escolas. Para finalizar, espera-se que o acervo que será analisado (livros didáticos antigos, projetos pedagógicos de escolas, propostas curriculares estaduais, planejamentos de professores, registros escolares, e outros) possa se constituir em acervo histórico (físico ou digital), compondo um corpus relevante para futuras pesquisas no Estado.
Palavras-chave
   História da Educação Matemática, Historiografia, Currículo, Matemática Escolar
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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