«« Voltar
Estilo de aprendizagem : Estudo com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Protocolo do SIGProj:   289694.1430.24896.19122017
De:04/04/2018  à  31/07/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Adriane Pires Batiston
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INISA - Instituto Integrado de Saúde
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Diversos fatores podem estar relacionados com o aprendizado e desempenho de estudantes tanto na graduação como na pós-graduação, dentre eles fatores relacionados ao aluno, ao professor, ao curso e ao ambiente educacional. Nas últimas décadas estudos que investigam o estilo de aprendizagem de estudantes têm fornecido importantes contribuições na adequação de currículos e principalmente na reflexão dos docentes sobre as metodologias de ensino por eles utilizadas. Reconhecer que os estudantes possuem estilos distintos de aprendizagem podem ser útil, tanto para estudantes adequarem e gerirem seu processo de aprendizagem, quanto aos professores que podem também melhorar suas práticas, resultando em profissionais melhor qualificados e melhor desempenho da própria Instituição de Ensino. A área da saúde é reconhecida pela necessidade de desenvolvimento de competências diversas para a prática profissional, dessa forma considera-se relevante investigar o estilo de aprendizagem dos cursos de graduação e pós-graduação na área da SAÚDE da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Será realizado um estuco transversal com metodologia mista. A coleta de dados terá caráter censitário e serão incluídos todos os estudantes matriculados nos cursos de graduação em Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia e nos cursos de pós graduação em Saúde da Família e enfermagem. A coleta se dará por meio do Questionário VARK e pela técnica do grupo focal, sendo posteriormente analisados por meio de estatística e pela técnica de análise de conteúdo respectivamente.
Palavras-chave
   Educação Superior, Aprendizagem, Recursos Humanos em Saúde/educação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar