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História e Cultura das Populações Negras e Indígenas no Brasil
Protocolo do SIGProj:   289678.1565.300994.15122017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Leonardo Alves da Cunha Carvalho
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SMP - São Miguel
Resumo da Ação de Extensão
  Somando-se às ações de implementação da lei federal 11.645/08, o curso busca fornecer para educadores, membros de movimentos sociais e participantes de coletivos culturais e artísticos subsídios de diversas áreas do conhecimento (Ciências Sociais, História, Artes, Direito, Educação) para a compreensão crítica dos processos que engendraram modalidades de racismo, exploração do trabalho e exclusão social contra grupos indígenas e de origem africana no Brasil. Para isso, pretende-se investigar como o tráfico atlântico, a escravização africana e indígena, o colonialismo e a inserção periférica do Brasil no capitalismo mundial impactaram essas populações e suas estratégias de resistência, negociação e organização. Também se pretende apresentar como estereótipos e estigmas contra esses grupos se consolidaram, primeiramente por meio de argumentos de cunho teológico, depois com o uso de ideologias científicas baseadas no determinismo biológico, e em seguida por meio de discursos que faziam o elogio de certa harmonia racial, que ocultava múltiplas violências no seio da sociedade brasileira. Contra isso, adotamos duas linhas: 1) apontar para a diversidade que caracteriza as populações africanas, afro-brasileiras e indígenas, contextualizando, tornando visíveis e valorizando suas manifestações; 2) desenvolver uma compreensão específica, pelo recorte étnico-racial, das desigualdades ao direito à vida, de acesso à renda, ao mercado de trabalho, aos serviços públicos e às chances de permanência e sucesso escolar. Por fim, o curso pretende orientar a elaboração de propostas de intervenção educativa – na forma de sequência didática, desenvolvimento de material didático ou de obra artística – a serem aplicadas em contextos escolhidos pelos alunos.
Palavras-chave
   Grupos indígenas, População negra no Brasil, Educação antirracista, Desigualdades raciais, Ações afirmativas
Público-Alvo
  Professores da rede pública municipal e estadual. Educadores sociais provenientes de Organizações e Movimentos Sociais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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